quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Dica: Lolita esperta vale por duas



Olá, Lolimokonas...

Cá estou eu de novo, agora com uma dica que eu acho razoavelmente útil para lolitas, principalmente as iniciantes. Vamos começar então pelo começo, você era uma garota normal que provavelmente curtia cultura japonesa e um dia descobriu o fabuloso mundo lolitoso. Seja por alguma imagem em animes ou mangás, seja por uma amiga ou talvez só tenha visto uma foto perdida e resolveu pesquisar a respeito e se apaixonou. Foi fulminante e certeiro, depois de ver as imagens tudo o que você queria era se vestir assim também.

Mas como nada na vida são flores começam os desafios...

- Conhecer mais a respeito;

Em primeiro lugar, quando ouvimos falar em Lolita, a imagem que entra em nossa mente são aquelas lindas garotas japonesas de rosa com suas brands, um pouco de fofura e muito pouco conhecimento efetivo sobre a coisa. É nesse momento que abrimos nossos guarda-roupas a procura de qualquer coisa que lembre o estilo para tentar montar um outfit... E bem, não preciso falar que isso não dá muito certo.
Então, em seguida, no ápice da empolgação vamos procurar informação na irternet (abençoada seja!!), para tentar chegar mais perto, ter um pouco de contato, ver fotos lindas e aí sim começamos a ter um pouquinho mais de informação. No Brasil, principalmente em blogs e traduções feitas em fóruns.
Esse é o primeiro choque de realidade em nosso lindo sonho rosa. Porque até então achávamos que Lolita era só uma moda fofa e que com qualquer saia rodada com rendinhas estávamos dentro e arrasando... O que não é verdade. Apesar de eu não gostar muito do termo regras, preciso dizer que existem certos pontinhos que são necessários seguir para encaixar as coisas.
Saia em forma de sino;
Blouse;
Meias;
Sapatos de boneca;
Acessório para o cabelo;
Anágua;
No mínimo isso, para uma estética básica, claro que um JKS pode substituir a saia e existem outros inúmeros acessórios que podem entrar ali, mas estava apenas citando o mínimo do mínimo necessário. Então entramos em outro problema: para adquirir essas coisas, precisa-se de Money e para consegui-lo precisa-se da aprovação dos pais (na maioria dos casos).

- Convencendo os pais;

Agora temos conhecimento de causa e precisamos de um auxilio financeiro  para concretizar o sonho. Então, como a maioria de nós lolitas estamos em fases de estudo e crescimento, vamos aos nossos financiadores a  procura de compreensão... E nem sempre eles são compreensivos. Não os julguem por isso, não é por maldade ou porque nos odeiam e querem acabar com nossas vidas.
Papai e mamãe só podem achar num primeiro momento que isso é só uma modinha passageira que logo vai passar e que não vale a pena gastar dinheiro com isso. Existem aqueles que não vão entender nada e não vão nem te dar conversa, aí a coisa fica mais complicada, porque além de não financiar, provavelmente também não irão deixar que você compre com suas economias.
E quando isso acontece é muito chato, porque no auge da empolgação não queremos ouvir um grande e sonoro NÃO, só que não é nesse ponto que nos descabelamos e descemos do salto. A arte do diálogo é uma dádiva que devemos exercitar juntamente com a paciência e a serenidade.
Talvez com um pouco de tempo e maturidade de nossa parte eles mudem de ideia e comecem a aceitar a moda Lolita na vida de suas queridas filhinhas. Esse é um campo muito complexo e existem ‘n’ variáveis, poderia fazer vários posts a respeito, mas em qualquer caso o que deve ficar claro é: tenham paciência e não se desesperem. Gritar e fazer birra só irá reforçar a ideia de falta de maturidade que vai atravancar ainda mais sua vida.
Em todo caso, supondo que os pais aceitem, mesmo que de cara torta, chegamos a outro ponto: Iniciar as compras!!!!

- Como comprar Lolita num país onde não há lojas especializadas;

Em primeiro lugar, não é que não há lojas especializadas no Brasil, temos a Le Caroussel, por exemplo. O que eu quis dizer foi que não temos lojas de brand por aqui, o que nos leva as importações, shopping service, compras com lolitas nacionais... Tudo muito complicado e duvidoso no início. Sem contar que sem muita informação corre-se o risco de levar um golpe.
Então além de pesquisar lojas legais, com preços legais temos que convencer papais a confiar em comprar coisas na internet, muitos tem um terror mortal em permitir, principalmente falando de cartão de crédito e compras internacionais. É aqui que dou meu pulo do gato para lolis iniciantes e até para mais experientes: Arrumem uma costureira de confiança e uma boa loja de tecidos.
Sim, costureiras são legais.  Eu sei que muitas meninas me olharam torto e não gostaram disso, mas olhem...
Uma boa nisso é o preço que acaba saindo muito mais em conta. Outra coisa boa é que com roupas sob medida conhecemos melhor nosso corpo (o que facilita futuras compras). E sem falar que podemos conhecer melhor o estilo que seguiremos. Afinal, você pode ver lindos outfit sweet, se apaixonar por eles loucamente, comprar pra você e descobrir no final que não é bem assim que se sente bem.
No caso de compra e confecção, pode-se vender em um fórum as roupas para que não fiquem encalhadas, só que garanto que ouvirá muito menos bronca dos pais. Nada do tipo: ‘Eu avisei que isso era exagerado demais’, ou ‘Sabia que não usaria essas coisas’, ‘Por que me fez comprar isso?’... Entre um milhão de variações do tipo.
Sem dizer que muitas garotas que seguem a moda costuram suas próprias roupas, então uma costureira é só uma variação. É claro que em nenhuma loja encontraremos uma estampa igual a da Baby ou Bady line ou Angelica pretty entre outras... Mas existem muitas estampas bonitas como poas, xadrez, listrados, florais e etc. que podem compor ótimos outfits self-made.
Não sou nenhum pouco contra compras pela internet, na verdade uso muito disso, mas do ponto de iniciantes ou da falta de verba para uma roupinha nova, uma boa costureira pode salvar vidas. Principalmente para quem mora no interior, para onde os fretes costumam ser mais salgadinhos. Só essa economia pode ajudar muito.

- Coordenar é mais difícil do que parece;

Depois de descobrir a moda, conseguir convencer os pais, comprar (não importa se será por costureiras ou por importações), é hora de coordenar as peças existentes no guarda-roupa. E não, não é tão fácil quanto parece. O acesso limitado a peças e acessórios específicos dificultam bastante o serviço, então é virar-se com o que possui.
Sem querer frustrar a vida de ninguém preciso falar que: NÃO, VOCÊ NÃO VAI COORDENAR PERFEITAMENTE COM AS MENINAS DAS FOTOS QUE TANTO ADMIRAMOS.
Pelo menos não de cara, ninguém começa acertando e sendo perfeito logo de primeira. Informação ajuda bastante a errar menos ou não errar, mas ser uma expert em montar outfits demora um pouco e requer treino.
Eu sei, eu sei que logo de cara queremos ser iguais as nossas divas japonesas e até mesmo como nossas lindas Lolis nacionais, mas as coisas não são assim, então muita calma nessa hora. Sem contar que tem-se que levar em conta algumas coisinhas:

-- Não somos japonesas, por isso nossos corpos não possuem a mesma estrutura, o que de cara nos diz que muito raramente ficaremos iguais a elas nos mesmos modelos.

-- Não moramos no Japão, então por favor, tenham bom senso ao comprar peças que se adequem ao clima tropical vivido por quase toda população. (Não queremos nenhuma companheira Loli passando mal por calor!!)

-- Ainda pelo fato de não morarmos no Japão tem a questão da busca de coisas específicas para o estilo que não serão tão fáceis, talvez você não consiga comprar TUDO o que quiser ou não ache, mas não se desespere, seja criativa e funcional, existem coisas lolitáveis que no sufoco nos ajudam a montar outfits.

-- Não enlouqueça e saia comprando tudo por aí, moderação é uma coisa legal e ajuda na hora de adquirir aquele item MARAVILHOSO, porém mais caro.

Eu poderia falar sobre outros muitos desafios que ser uma Loli nacional nos leva a enfrentar, mas vou deixar para um outro post. Espero não ter desanimado ninguém e ter passado minha ideia principal de resoluções dos problemas que acho mais comuns para as garotas iniciantes e até mesmo as que estão na moda a um pouco mais de tempo. E não desanimem, porque, na minha humilde opinião, desafios nos levam a dar muito mais valor no que temos e somos.
Afinal, para muitas de nós, ser Lolita é mais do que usar roupas bonitas, anáguas e sapatos fofos. Ser Lolita é parte da nossa vida, daquilo que nos dá prazer, nos faz sentir mais bonitas, parte do que somos. E não importa se amanhã vamos deixar a moda de lado porque mudamos de ideia ou porque a vida nos leva por caminhos desconhecidos, as lembranças dos bons momentos, as fotos, as amizades conquistadas vão sempre fazer desse período muito especial.
Ah... E não se esqueçam: Uma Lolita esperta vale por duas. Lidar com os imprevistos e limitações com ideias inovadoras e criatividade facilitam muito a vida.

Kisskiss Anny Taisho

PS: Lolimokonas (Lolita + mokonas) qualquer dia desses comento sobre meu amor por mokonas. Hihihihihihi u.u

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!

Kisskiss, Anny Taisho