segunda-feira, 24 de junho de 2013

A respeito de... Procrastinação






Olá queridas, tudo bem?

Estou aqui com um tópico que usarei sempre que for falar de algum assunto não ligado a Lolita, mas que acho que vale a pena ser discutido. Então hoje falaremos a respeito de Procrastinação. Eu acho que nem todo mundo já ouviu falar com esse nome, mas todo conhece!

Minha professora de Química Orgânica Aplicada deu uma aula a respeito disso e eu fiquei chocada com a maneira que a tal Procrastinação está entranhada nos meus dias e eu tenho certeza de que nos dias de muitas lolimokonas!!

Vamos a definição para começar:

“Ato que consiste em adiar ou atrasar sistematicamente a realização de atividades relevantes!”

Traduzindo: Aquela boa e velha mania de empurrar tudo com a barriga para fazer de última hora!



Parece uma coisa tão simples e boba que nem damos atenção, mas é algo preocupante que causa um atraso na vida de quem pratica! Então como minha professora disse, agora que tem um nome, fica mais fácil identificar e combater.

Quando nós (eu ou vocês procrastinam) passamos a realizar tarefas de baixa prioridade, antes das de alta prioridade. É aquela hora em que temos que estudar e resolvemos fazer um lanchinho, sem dizer que ao invés de simplesmente tomar leite e biscoitos decidimos fazer alguma coisa mais trabalhosa, então depois de fazer e comer, temos que limpar, afinal, pra que deixar a louça suja? Então depois de decidir lanchar, preparar o lanche, limpar a bagunça vemos que muito tempo passou, mas está cedo, então decidimos dar aquela olhadinha do face, no email ou no meu caso, na minha conta do Nyah... E entre uma curtida, compartilhada e comentada o tempo passou e estudar que é bom, nada!!!

Mas a gente nem liga, afinal, temos tempo ainda...

E isso vai se repetindo, repetindo, repetindo... Até que chega a véspera da prova e a que conclusão chegamos: A PROVA É AMANHÃ E EU NÃO ESTUDEI DROGA NENHUMA!!!
Esse foi um típico exemplo acadêmico que muita gente já deve vivido, mas podemos procrastinar em muitos outros âmbitos da vida. Como ao atrasar para pagar uma conta, devolver um livro da biblioteca depois do prazo, para as lolitas trabalhadoras: deixar o serviço acumular até não ter alternativa se não fazê-lo! Em níveis pequenos, não faz muita diferença, só que isso vai se entranhando, entranhando... Até que chega um momento que fazemos isso sempre sem notar!

Esquema prático de como tudo acontece!!


Vamos então as características de um procrastinador:

1ª – Pensa demais no que tem que fazer e fica pré-ocupado!

Tradução: Fica lembrando e remoendo todas as tarefas que tem que realizar, mas sente-se incapaz de executá-las. O que é um problema duplo, já que com isso fica exausto mentalmente e ainda por cima não faz o que precisava!!

2ª – Estipula objetivos pouco realistas!

É aquela mania de achar que vai conseguir fazer as tarefas de uma semana em um dia! Aí quando vai fazer, ou não consegue fazer tudo, ou faz de maneira ineficiente, deixando aquela impressão ruim e com certeza vai levar a uma nova procrastinação, porque aquela atividade deixou uma marca ruim. E ninguém quer fazer nada ruim, chato.

Tipo assim!!!

3ª – Persiste de forma sistemática em apenas um ângulo do problema.

Sabe aquele momento em que algo dá errado no está fazendo? E você fica ali em cima daquilo, martelando, tentando, insistindo e não vai para frente!!! Então paramos e quando voltamos, tentamos continuar pelo mesmo caminho que deu errado! E depois ainda temos a cara de pau de falar que não dá certo de jeito nenhum, sendo que nem tentamos fazer de outra maneira! E isso acontece porque estamos tentando adiar a realização da tarefa! Simples assim!

4ª -  Tende a dramatizar situações ou comportamentos para justificar o adiamento das tarefas!

É o momento do drama! Aquela hora em que começamos a chorar e reclamar dizendo que é muito difícil e que não dá para fazer de jeito nenhum! Chegando ao ponto de não realizar a tarefa e ainda inventar todo tipo de desculpas para não ficar com peso de consciência!

5ª - Costuma ver os pequenos atrasos na realização de suas tarefas como normais e corriqueiros.

Então meninas: Atrasar nos prazos que estipulou não é normal! Pelo menos se não estiver fazendo a segunda característica!

6ª – Tende a achar que os outros desempenham as mesmas tarefas de forma mais eficiente que ele!

Aí entramos naquela de: se ele faz melhor do que eu, por que é que EU vou fazer? O importante aqui é se dar contar de que sempre haverá alguém fazendo coisas melhor do que você, só isso não quer dizer que tem que deixar-se abater! Ao contrário, tem que animar mais e estar pronto para continuar tentando! No final, mesmo que não consiga ser o melhor, terá a sensação de tarefa cumprida!

7ª - Tende a depender muito das outras pessoas para conseguir realizar as suas tarefas!!

O bom e velho jogar a responsabilidade para o outro! É quando ficamos tentando fazer com que as outras pessoas se apiedem e façam total ou parcialmente o que era de nossa alçada!

8ª - Necessita da aprovação do outro para ter certeza de que o que fez realmente tem qualidade. Se os outros o reprimem, isso acaba aumentando sua tendência a adiar as coisas.

Acho que esse tópico auto-explicativo! Essa é uma das características acho eu, mais corriqueiras no dia-a-dia. Principalmente quando se é jovem, afinal, se o grupo não aprova o que fazemos, tendemos a não fazer ou demorar muito para executar!

Devo dizer que estou tendo que aprender a lidar com isso, só Deus sabe quanta coisa adiei ou deixei de fazer por medo de reprovação. Até mesmo com Lolita muitas vezes me reprimo... Chato isso viu!

9ª -  Procrastinadores costumam MENTIR para si mesmos!!!

Isso mesmo! Chegamos ao cúmulo de nos enganar para tentar não sentir culpa ao adiar uma tarefa! É o tal do: vou fazer isso melhor amanhã quando estiver mais motivado!

Só que isso não vai acontecer, na verdade, no outro dia vai sentir-se ainda pior por ter adiado! A tal da ressaca moral! E aí vai virando aquela bola de neve!

Tenho certeza de que muita gente se identificou com tudo o que eu citei acima, eu mesma tenho até vergonha de admitir o quanto eu procrastino! Okay, agora vocês vão me perguntar, ‘Anny, me descobri como procrastinadora, o que faço?’

Em primeiro lugar, NADA DE DESESPERO, isso não é pecado e tem como driblar! Darei as dicas de como fazê-lo, no próximo post... Muahahaha... Afinal, não adianta ficar discutindo um problema e isso não ajudar a resolvê-lo!! Não continuarei hoje porque, caso contrário, o post ficaria demasiadamente longo e cansativo!

E eu não quero incentivar a procrastinação de ninguém! U.U

Obrigada pela atenção!!

Kisskiss, Anny Taisho









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!

Kisskiss, Anny Taisho